domingo, 8 de abril de 2012

Palavras de Nikias

Pedro Mexia, na Atual, cita Tabucchi, que invoca Borges, sobre textos curtos: «Se se pode dizer uma coisa em poucas palavras, para quê dizê-la em muitas?»
Como sabem estou plenamente de acordo. Mas isto não vem a propósito nem dos citados, nem dos meus textos aqui no blogue, mas das palavras de Nikias Skapinakis na inauguração da sua extraordinária Antológica no CCB-Museu Berardo em que se passa em retrospectiva 60 anos de muita pintura e de muita história cultural e social. Disse o cidadão:
«Já que falo em política, actividade que, conjuntamente com o ensino, abandonei há meio século para ser só pintor, lembro-me que, nos anos 50, no decorrer de uma reunião de políticos oposicionistas, mais ou menos desavindos, Jaime Cortesão, deu-me a palavra. Eu, que era o mais novo dos presentes, disse-lhes que se entendessem.» Na altura era o essencial.
A «Grande Antológica» reúne cerca de 260 obras de Nikias (muito trabalham os ociosos) e está aberta até 24 de Junho.

Gosto