domingo, 9 de maio de 2010

Obras públicas e obras políticas

O processo de decisão sobre as chamadas grandes obras públicas dava um ensaio sobre a importância do mundo virtual na política.Só o facto de não existir quase nada de material no terreno permite tanta discussão política e técnica, e tantas decisões variadas em obras de estaleiro como o aeroporto, a terceira travessia do Tejo, o TGV, etc.Governo, oposição, economistas, financeiros, o próprio PR., debruçam-se sobre um mapa de intenções e esgotam-se a redesenhá-lo.
Este espectáculo dura há anos.Ainda nos lembramos da decisão sobre a localização do novo aeroporto. Da Ota a Alcochete gastou-se um tempo precioso.Agora o aeroporto foi adiado.Depois foi a localização da terceira travessia do Tejo, e sempre o TGV, embora mudando frequentemente de trajecto, com a excepção óbvia da linha Madrid-Lisboa.Depois de Bruxelas, e de Ricardo Salgado, terem abandonado à sua sorte as grandes obras públicas virtuais, José Sócrates manteve a única para a qual tem um aliado de peso, no TGV, e talvez na discussão europeia que se aproxima: a Espanha.

Gosto